top of page
Buscar

CBH São Lourenço renova atuações para 2020



O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Lourenço está com suas atividades em andamento para o ano de 2020 e espera continuar atuando neste ano nos municípios ao qual o Comitê abrange.

Vale lembrar que a Bacia Hidrográfica do Rio São Lourenço, fica localizada no estado de Mato Grosso e abrange 14 municípios do sudeste do Estado.


Em 2019 o CBH São Lourenço realizou reuniões ordinárias e extraordinárias além de capacitações, realização de eventos institucionais e participação em eventos externos nos municípios envolvidos.


Ações Realizadas


Em 2019 o CBH São Lourenço realizou no total quatro reuniões ordinárias e duas extraordinárias com o objetivo de fortalecer o Comitê e torná-lo mais atuante em sua área territorial.


Teve participação ativa na Semana do Meio Ambiente e no Dia da Árvore. Nestes dois eventos o Comitê atuou de forma participativa e efetiva nas atividades e ações desenvolvidas, além de participar do ‘WORLD CLEANUP DAY”.


Outros dois eventos importantes que o CBH São Lourenço participou foi o Encontro Nacional de Comitês de Comitês de Bacia Hidrográfica realizado em Foz do Iguaçu-PR onde o estado esteve presente com 53 representantes de diversos comitês do estado e do órgão gestor, SEMA/MT.


O segundo evento foi no município de Juscimeira-MT onde realizou em parceria com a prefeitura do município o 1° Seminário da Bacia do São Lourenço para Revitalização e Urbanização do Córrego Águas Claras.


Nesta ação o CBH São Lourenço organizou um seminário de dois dias onde levou ao conhecimento do público formado por estudantes do ensino fundamental e médio, universitários e sociedade civil do entorno, problemas ambientais enfrentados pelo município em especial a revitalização e urbanização do córrego Águas Claras que encontra-se degradado da nascente até sua foz, no Rio Areia.



Próximas Ações

No plano anual de trabalho, o Comitê de Bacias Hidrográfica do Rio São Lourenço prevê o estudo de Enquadramento dos Corpos D’ Água da bacia.


Para o estudo de enquadramento o colegiado criou uma câmara técnica formada por diversos membros representantes do Comitê para realizar os estudos. A fase de diagnóstico já está aprovada sendo que as fases de prognóstico e enquadramento que refere-se ao rio que queremos ter serão realizadas pela câmara técnica.


Outra ação importante de mencionar foi a criação da Câmara Técnica de Educação Ambiental que atuará em projetos ambientais onde a bacia tem abrangência. Esta ação iniciará no município de Rondonópolis, região conhecida como Bananal com o projeto Nascentes Urbanas de Rondonópolis, sub bacia do Arareau.

15 visualizações0 comentário
bottom of page