
CAMPO VERDE


Cachoeira do Relógio, Campo Verde - MT
Caverna Aroe Jari, Campo Verde - MT
Compreendido dentro do bioma cerrado e com uma área total de 4.771,091 km², Campo Verde é o município que abriga a nascente do rio São Lourenço, curso d'água que se une ao rio Cuiabá no Parque Estadual Encontro das Águas, antes de desaguar no rio Paraguai. Os recursos hídricos de Campo Verde são abundantes e diversificados, com vários rios e riachos que se originam ou são alimentados pelas águas da nascente do rio São Lourenço.
A agropecuária é a principal atividade na composição da base econômica do município, em particular o cultivo do algodão, da soja e do milho, e a bovinocultura. Campo Verde figura como 5º maior PIB agropecuário de Mato Grosso e o 8º maior do Brasil. A diversificação da atividade econômica verifica-se com atividades relacionadas com avicultura, a suinocultura, e beneficiamento do algodão; além do comércio e o turismo ecológico.
O município abriga em seu território parcela da Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual Chapada dos Guimarães, conhecida por seus cânions, cachoeiras, formações rochosas e rica biodiversidade. A Agrovila João Ponce de Arruda, criada ainda na década de 1980, antes mesmo de Campo Verde se tornar município, e localizada entre o núcleo urbano e as propriedades rurais, é outra região rica em cachoeiras: são pelo menos 10 localizadas em propriedades particulares, algumas delas com mais de 15 metros de altura, e várias outras de porte menor.
A fazenda Água Fria, distante, 49km do centro urbano de Campo Verde, abriga o complexo de cavernas Aroe Jari - que tem em seu interior a lagoa Azul - a Caverna Kiogo Brado, a Ponte de Pedra, a Pedra do Monjolo e a cachoeira Almiscarada. Outra opção turística importante é a comunidade histórica de Capim Branco, que, além de casas centenárias, construídas durante o processo de ocupação da região, ainda no século 19, é cercada pelos morros da Cruz e da Rapadura e por várias outras cachoeiras.
Os rio São Lourenço, o Rio das Mortes e o córrego Lajes cortam o perímetro urbano do município, que atualmente é abastecido exclusivamente por captação subterrânea, a partir de onze poços tubulares profundos, conforme dados do Plano Municipal de Saneamento Básico (2017). Os pontos de captação subterrânea estão interligados diretamente ao reservatório da sede da concessionária Águas de Campo Verde, administradora dos serviços de água e esgoto do município.
Com 44.585 habitantes (Censo 2022) 88,52% da população de Campo Verde recebe água potável por rede geral de distribuição, e 9,58% acessa a água através de poços profundos ou artesianos. Em relação ao esgotamento sanitário, 56,06% da população afasta seus esgotos por meio de Rede geral, rede pluvial ou fossa ligada à rede; 25,43% utiliza fossa séptica ou fossa filtro não ligada à rede; e 18,46% possui apenas fossa rudimentar ou buraco para descarte do esgoto doméstico.
Referências:
https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mt/campo-verde/panorama
https://infosanbas.org.br/municipio/campo-verde-mt/
https://campoverde.mt.gov.br/o-municipio/turismo-e-lazer/
https://www.aguaesaneamento.org.br/municipios-e-saneamento/mt/campo-verde

Lagoa Azul, Caverna Aroe Jari, Campo Verde-MT