top of page

ÁREA DE ATUAÇÃO

Os municípios componentes da bacia do rio São Lourenço possuem uma população total de 376.223 habitantes, dos quais 317.8871 habitantes estão concentrados em áreas urbanas, representando 84,5% da população total. A bacia São Lourenço – P5 possuí uma área de 24864,71 km² compreendendo o total ou em parte os municípios de Alto Garças, Pedra Preta, São José do Povo, Itiquira, Rondonópolis, Barão do Melgaço, Santo Antônio de Leverger, Juscimeira, São Pedro da Cipa, Jaciara, Dom Aquino, Poxoréu Guiratinga e Campo Verde.

IMG_5989.JPG

      Jaciara tem como símbolos, o Brasão, o Hino e a Bandeira instituídos pela Lei Municipal Nº 175 de dezoito de junho de 1975. A Bandeira e o Brasão são da autoria do heraldista, professor Arcione Antônio Peixoto de Faria e a letra do hino municipal da autoria do Professor Lourival Lins da Silva.

O Brasão e a Bandeira foram apresentadas à comunidade e adotado oficialmente em 21-10-1976.

      O município de JACIARA é um dos mais aprazíveis do sudeste mato-grossense, distante 140 Km da capital. Dotado de um clima tropical quente e sub-úmido, com 4 meses de seca, de maio a agosto, sua precipitação anual é de 2.200 mm, com maior intensidade no período compreendido entre os meses de dezembro a abril.

       Estas características permitem que o município proporcione aos seus visitantes banhos de cachoeira, vôos panorâmicos sobre seus vales durante o dia e um lindo pôr-do-sol no cair da tarde.

       No período de maior precipitação, o clima fica mais ameno, com registro de temperaturas entre 22ºC e 25ºC, atraindo turistas para as cachoeiras, fazendas, pinturas rupestres, cavernas e diversos clubes de águas thermais a 10 km do centro da cidade, no município vizinho de Juscimeira – MT.

      A cidade foi fundada no ano de 1958 com um total de 176.804,39 hectares. Hoje   tem uma população de 25.666 habitantes e altitude média de 400 metros.  

       Quanto à geologia do município de Jaciara, está inserido no Grupo Paraná e Formação do Furnas.  As características geológicas da região contribuíram para que as áreas inseridas no município apresentassem características geomorfológicas que resultam em formas de relevos exuberantes. Registrando a presença de serras e cavernas, com possibilidades para a prática do turismo contemplativo e ecoturismo.

      O  município está inserido na Unidade Geomorfológica do Planalto dos Guimarães, apresenta área de relevo razoavelmente elevada, com suave caimento, dissecado em forma tabular. As bordas da Serra dos Coroados e São Jerônimo se articulam a Oeste com a Depressão do Rio Paraguai, delineando uma feição cuestiforme. Em toda sua extensão o município apresenta 65% de áreas praticamente planas, 30% de áreas levemente onduladas e apenas 1% consideradas inaproveitáveis, registra-se uma altitude que varia de 367m na sede do Município a 980m na região do prata.
       A vegetação encontrada é característica do bioma Cerrado sendo os ecossistemas mais importantes no município são: Cerrados, Matas Ciliares e de Transição. A maior parte do município é caracterizada por Savana Arbórea Aberta.

       O município de Jaciara conta com uma das Unidades de Subestação – SE/JACIARA, pertencentes à malha elétrica do Estado de Mato Grosso, os dados apresentados pela empresa Rede Cemat, demonstram que a cidade de Jaciara se tornou auto-suficiente em disponibilidade de energia para receber empresas de grande porte, sendo uma das únicas cidades do Estado com este perfil energético.

         O município possui uma rede escolar bastante significativa composta pela rede municipal de educação infantil, escolas municipais de 1° grau, escolas estaduais de 1° grau e Ensino Médio além de escolas particulares e ensino superior.  Possui ainda uma biblioteca pública municipal contendo um acervo de 9.250 volumes e recebe 100 consultas /mês.

        O fornecimento de água é proveniente do Departamento de Água e Esgoto municipal – DAE com 99% água tratada,  150 km de rede,  8397 ligações,  volume dia tratado 8.220 m³, faturado 101.566.300 m3, consumido 842.766 m³ fonte da água provém de quatro poços artesianos com tratamento fluoretado e um ponto de captação. Em relação ao tratamento de esgoto o município realiza no bairro Aeroporto II em torno de 3% do que é gerado.

        A atividade comercial, industrial e de serviço é bastante significativa pois na cidade existem 434 estabelecimentos comerciais, 27 estabelecimentos industriais e 795 estabelecimentos de serviços.

         Outro fator importante que chamou a atenção foi a boa qualidade da terra, com as suas riquezas extraordinárias, dadas as notáveis plantações de soja, cana-de-açúcar, feijão, milho, arroz, algodão e outras de menos importância no contexto econômico do município.

         A migração inicialmente ocorreu com os paulistas, catarinenses, nordestinos, depois vieram os mineiros, goianos, paranaenses e os gaúchos. Com a chegada dos gaúchos houve uma acentuada modificação na estrutura agrícola, fazendo do cerrado, terras produtivas.

        A localização estratégica, com acesso fácil às principais vias de escoamento de produção, faz de Jaciara um município privilegiado. Em se tratando de logística de transporte, se tornou um pólo de centros de distribuição. O município é atendido pelas rodovias federais: BR-163 e BR-364, as mais importantes e movimentadas Rodovias de ligação do sudeste ao oeste brasileiro. Além disso, Jaciara está localizada entre as duas principais cidades do Estado: 140 km da capital Cuiabá e 65 km da cidade de Rondonópolis.

          O potencial turístico, a oferta de energia, a adequada infra-estrutura de serviços (públicos e privados) e sua localização com facilidade de acesso, são fatores que fazem de Jaciara uma cidade onde é possível desenvolver múltiplas atividades econômicas.

Jaciara tem como símbolos, o Brasão, o Hino e a Bandeira instituídos pela Lei Municipal Nº 175 de dezoito de junho de 1975.

Jaciara.png
43989gra7919693-rafting-cachoeira-da-fum

Rafting na Cachoeira da Fumaça. Fonte: EcoViagem.

jaciara_.jpg

Município de Jaciara. Fonte: Prefeitura de Jaciara

bottom of page