
RONDONÓPOLIS
Rondonópolis está localizada no entroncamento das Rodovias BR-163 e BR-364, sudeste do estado de Mato Grosso, e a 210 km da capital Cuiabá. O município possui 4.824,505 km² de área e 259.167 habitantes, conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2024.
O território rondonopolitano está compreendido inteiramente dentro do bioma cerrado, e tem o Rio Vermelho - chamado rio Poguba pelos indígenas bororo que habitam a região há muitos séculos - como seu principal curso de água. A cor avermelhada e turva de suas águas é decorrente da concentração de óxido de ferro no solo de seu leito e da grande quantidade de sedimentos que ele transporta. O Rio Vermelho nasce da junção dos rios Paraíso e Poxoréu, no município de Poxoréu, e deságua no Rio São Lourenço, na divisa entre Rondonópolis e Juscimeira.
Cerca de 60% do abastecimento de água de Rondonópolis vem de um sistema de superpoços artesianos, que captam a água diretamente do Aquífero Guarani, e os outros 40% vem do Rio Vermelho. O município possui atendimento pleno da população com água tratada e coleta de esgoto, segundo dados do Intituto Água e Saneamento (2022)
O município conta com uma série de atrativos naturais, sendo os principais o Parque Ecológico João Basso e o Complexo Turístico do Carimã. O parque se trata de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural, com 3.624,57 hectares de área e distante 71 km do perímetro urbano, que abriga o sítio arqueológico conhecido como “Cidade de Pedra". Já o Complexo Turístico Assentamento do Carimã, implantado no ano de 2010, possui 9 cachoeiras com quedas d'água de até dez metros, e conta com camping, pousadas, trilhas guiadas e restaurantes.
Rondonópolis tem o segundo maior produto interno bruto do estado de Mato Grosso e uma economia com grande expressividade na agropecuária, mas com atividades importantes também em diversas áreas de produção industrial, como o esmagamento, refino e envaze de óleo de soja, mistura de fertilizantes, produção de ração e suplementos animais, e abate animal. A conciliação entre os diversos usos da água e a conservação da quantidade e qualidade dos recursos hídricos são aspectos prioritários a balizarem a atuação do Comitê de Bacia no município.
Referências:
<https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mt/rondonopolis/panorama>
<https://www.rondonopolis.mt.gov.br/cidade/historia/>
<https://www.aguaesaneamento.org.br/municipios-e-saneamento/mt/rondonopolis>
<https://www.rondonopolis.mt.gov.br/noticias/novo-sistema-de-captacao-de-agua-no-rio-vermelho-sera-inaugurado-em-2024/#:~:text=A%20partir%20do%20ano%20que%20vem%20Rondon%C3%B3polis,processo%20de%20pr%C3%A9%2Dtratamento%20que%20dar%C3%A1%20mais%20qualidade%2C>
<https://infosanbas.org.br/municipio/rondonopolis-mt/#Caracteriza%C3%A7%C3%A3o-social,-territorial-e-econ%C3%B4mica>

Cais de Rondonópolis, às margens do Rio Vermelho.
Autor: Alessandro Gardin

Cachoeira do Paredão no Complexo Turístico Carimã, Rondonópolis - MT