top of page
Buscar
Foto do escritorCBH São Lourenço

22 de março - DIA MUNDIAL DA ÁGUA

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Lourenço - CBHSL em parceria com a PREFEITURA MUNICIPAL DE JUSCIMEIRA, Prefeito Moisés dos Santos, e com apoio da DUDRONDON através do Diretor Ailton Fonseca, estiveram na UHE Ponte de Pedra pertencente ao grupo ENGIE para a retirada de 415 mudas de espécies nativas doadas para plantio no Projeto "Revitalização e Urbanização do Córrego Águas Claras - Juscimeira - MT".

A empresa ENGIE é integrante do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Lourenço na categoria de Usuária pois trata-se de uma empresa produtora de energia e desde o primeiro biênio é parceira nos trabalhos e nas discussões. A Usina Hidrelétrica Ponte de Pedra, localizada no rio Correntes, Município de Itiquira (MT), teve seu início de operação em 2005, sendo incorporada ao parque gerador da ENGIE em 2007. Com um reservatório a fio d’água de 14,5 km², a usina possui três unidades geradoras com turbinas verticais tipo Francis de 58,7 MW cada, abrigadas em uma casa de força subterrânea escavada em rocha. Sua capacidade instalada é de 176,1 MW e a garantia física para comercialização é de 133,6 MW médios.

O projeto tem como objetivo recuperar as áreas degradadas no entorno das nascentes formadoras do córrego Águas Claras que nascem na zona rural do município, indo desaguar no rio Areia, passando pela área urbana da cidade.

As práticas em campo iniciaram em outubro de 2020, onde foram realizadas a identificação das nascentes e coletas de água para avaliação da qualidade dos parâmetros físico-químicos e análises biológicas e microbiológicas das nascentes.

Nos dias 19/20 e 26/27 de março foram iniciados os trabalhos de campo com práticas de cercamento das nascentes, plantios de mudas nativas, adubação e combate a formiga. Também serão realizadas práticas conservacionistas para o solo com a construção de terraços com o objetivo de controlar a velocidade da água e melhorar a infiltração no terreno. Parceiros como a EMPAER, Usina Hidrelétrica do Prata e Associação Rondonopolitana de Proteção Ambiental estão ajudando na realização das práticas.





16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page