top of page
itiquira4.jpeg

ITIQUIRA

Cachoeira do Roncador - Itiquira - MT

Rio Correntes, Itiquira - MT

Com uma área de 8.698,814 km², o Município de Itiquira, no sudeste Mato-grossense, leva o nome do principal rio a banhar seu território. O Rio Itiquira tem suas nascentes à oeste do Estado, próximas a área urbana de Alto Garças, e percorre 200 km no sentido leste, até sua foz no rio Piquiri, contribuindo para a formação do Pantanal Norte. Da sua extensão total, cerca de 15% encontra-se no território do município de Itiquira.

 

No estado de Mato Grosso, Itiquira faz fronteira com os municípios de Barão de Melgaço, Santo Antônio do Leverger, Rondonópolis, Pedra Preta, Alto Garças e Alto Araguaia. Em Mato Grosso do Sul, seus limites são dados pelos municípios de Sonora e Corumbá. ​Itiquira possui 12.236 habitantes (Censo, 2022) e seu território é composto majoritariamente pelo bioma cerrado, que ocupa 78% da área total, seguido pelo bioma do Pantanal, com 22%.

A economia da região é principalmente baseada na agricultura, com ênfase no plantio da soja, e Itiquira figura como uma das principais produtoras do grão no estado desde a década de 80. A pecuária também é um segmento produtivo importante, sendo que as pastagens correspondem a 29% da cobertura do solo no município. ​O garimpo de diamantes - atividade responsável pela formação das povoações que viriam a dar origem ao município - também é praticado ainda hoje, representando uma parcela significativa das atividades no setor primário local. 

De acordo com o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB, 2017), o abastecimento de água em Itiquira acontece através de um sistema com sete poços de captação subterrânea. Após tratamento, a água é armazenada em cinco reservatórios, sendo quatro utilizados para o abastecimento público, e um para uso do parque de exposição municipal. O abastecimento de água potável é realizado principalmente através da rede geral de distribuição, que atende 73,04% da população, mas também através de poços profundos (ou artesianos) que fornecem água para 21,16% do total de habitantes de Itiquira.

 

Em contraste, apenas 1,7% da população afasta seus esgotos por meio da rede geral, sendo que de 40% utilizam fossa séptica ou fossa filtro não ligada à rede, e 57,87% descartam seus esgotos em fossas rudimentares, ou buracos.

Para além de sua importância para os ecossistemas, para as atividades produtivas e o abastecimento locais, os rios de Itiquira constituem importante alternativa de lazer, sendo utilizados para banho e para a prática de esportes aquáticos. Itiquira, Correntes, São João, Congonhas, Comprido e Boa Esperança são os principais rios e córregos na região utilizados para estes fins. As cachoeiras do Roncador​, localizada à 03 Km da cidade, e da Leopoldina, com 25 metros de altura e distante 18 Km do centro urbano, também são pontos importantes para o lazer interno.

Referências:

<https://infosanbas.org.br/municipio/itiquira-mt/>

<https://ecoa.org.br/rio-itiquira/>

<https://www.itiquira.mt.gov.br/sobre-itiquira>

<https://www.aguaesaneamento.org.br/municipios-e-saneamento/mt/itiquira>

<https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mt/itiquira/panorama>

bottom of page