JUSCIMEIRA
O município de Juscimeira abrange uma área territorial de 2.205,018 km2, limitando-se com os municípios de Rondonópolis, Jaciara, Poxoréo, Santo Antônio de Leverger e São Pedro da Cipa. Considerada a capital mato-grossense das águas quentes localizado na mesorregião sudeste mato-grossense, em uma distância de 160 km da capital Cuiabá (IBGE, 2010). O Córrego Águas Claras faz parte da Bacia do Prata, contribui com a Bacia do Rio São Lourenço, que faz divisa com o município de Rondonópolis à leste de Juscimeira.
Juscimeira possui sua urbanização e agricultura no entorno da microbacia do Córrego Águas Claras, nas coordenadas 16°03”02’ LS e 54°53”04’ LW. Sua revitalização é de grande interesse pelos órgãos municipais, estaduais e pela população que reside no município. Nos dias 27 e 28 de setembro de 2018, o município de Juscimeira realizou, em parceria com o CBHSL, o 1° Seminário da Bacia do Rio São Lourenço para a Revitalização e Urbanização do Córrego Águas Claras, com o objetivo de proporcionar aos participantes a compreensão do sistema ambiental na perspectiva da relação indivisível das diferentes dimensões – ambiental, social, econômico e cultural.
A nascente principal do Córrego, por ser de maior altitude e possuir maior vazão, está localizada próximo a BR 364, utilizada como fonte de abastecimento da cidade entre as décadas de 70 a 90. Em seu percurso, capta água de dois cursos menores, sem denominação, perfazendo 9.638 km de extensão de todos os canais. Os três cursos são perenes, recebendo ainda contribuição de canais efêmeros em períodos de maior pluviosidade. Sua Foz ocorre no terço inferior do rio Areia, que, por sua vez, é afluente do rio São Lourenço, importante contribuinte do Pantanal Mato-Grossense.