
São José do Povo
Com uma área de 489,737 km² e 2.875 habitantes (IBGE, Censo 2022), o município está localizado no sudeste mato-grossense, na microrregião de Rondonópolis. A 261km da capital, Cuiabá, São José do Povo faz limite com os municípios de Pedra Preta, Rondonópolis, Poxoréu e Guiratinga. Os principais rios da região o Rio Prata e o Rio Areia, formadores do Rio Vermelho.
A base econômica do município é formada no setor primário da economia. As principais atividades desenvolvidas, que produzem efeitos multiplicadores sobre as demais atividades do mercado local, são: a pecuária leiteira e a agricultura familiar com lavouras de milho e cana de açúcar e arroz.
O manejo e condução da atividade da pecuária leiteira acontece conforme modelo de produção da Pequena Propriedade Rural, sendo que o município conta com 4 Assentamentos Rurais Produtivos: Assentamento Sandrini; Assentamento Márcio Pereira; Assentamento João Pessoa; e Assentamento Padre Josímo Tavares.
A região apresenta o fenômeno de termalismo, e conta com um clube de Águas quentes, o Santana Termas, considerada a principal fonte de lazer e turismo no município.
O abastecimento de água da sede urbana se dá em manancial subterrâneo, por meio de um poço tubular profundo. 44,14% da população recebe água potável por Rede Geral de Distribuição, 46,71% se abastece via poços artesianos, e 0,83% utiliza poços rasos, freáticos ou cacimbas. O prestador dos serviços de abastecimento de água é o Departamento de Água e Esgoto (DAE) do município.
Não há rede coletora de esgoto (sistema separador absoluto). Existe somente o sistema de disposição do esgoto sanitário individual caracterizado por fossas sépticas (presente em apenas 0,73% dos domicílios) e fossas negras ou rudimentares, método utilizado em 98,64% dos domicílios do município (PMSB, 2017).

Festival de Praia no Bico da Pedra, às margens do rio Tadarimana - São José do Povo-MT