top of page

Santo Antônio de Leverger

Com uma área de 9.519,194 km², Santo Antônio de Leverger possui território composto 38% pelo bioma Cerrado e 62% pelo bioma Pantanal. O município está localizado a 27 km da capital do Estado de Mato Grosso, Cuiabá, e pertence à Mesorregião do Centro-Sul Mato-Grossense, e à Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá.

​Os rios localizados dentro dos limites municipais são o Cuiabá, o rio Aricá Mirim, o rio São Lourenço, e o rio Peixe de Couro (PMSB, 2017). Santo Antônio de Leverger é a cidade natal do militar e sertanista brasileiro Marechal Cândido Rondon, um dos pioneiros da construção de estradas e da proteção dos povos indígenas no Brasil. O memorial construído em seu nome é um dos pontos turísticos de destaque no município, juntamente com a edificação tombada da Usina canavieira de Itaici.

Com 15.246 habitantes (IBGE, Censo 2022), as principais atividades econômicas desenvolvidas no município são a pecuária de cria, recria e corte; agricultura e turismo. A cidade também possui um setor comercial em crescimento e é considerada uma cidade-dormitório de Cuiabá, com muitos moradores trabalhando na capital. Em termos de empregos, o setor de agricultura, pecuária e serviços relacionados lidera, seguido da administração pública e do comércio, conforme dados da prefeitura.

O Serviço de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do município, é prestado pelo Departamento Municipal de Saneamento (DMS), vinculado à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, e responsável pelo sistema urbano e por todos os Distritos e Comunidades Rurais do Município. A água que abastece o município é oriunda de captação superficial no rio Cuiabá. Complementarmente, realiza-se a captação de manancial subterrâneo em três poços profundos localizados nos bairros Cohab Marechal Rondon, Altos de Leverger e Assentamento Nossa Senhora Aparecida (PMSB, 2017). 90,12% da população total do município tem acesso aos serviços de abastecimento de água.

No município não existe um sistema de esgotamento sanitário que atenda toda a área urbana. O único sistema de esgotamento sanitário foi implantado para atender ao Conjunto Habitacional Marechal Rondon, projetado para uma população de 700 habitantes, correspondendo a 2% do total, com 3,7 km de rede coletora implantada, ligações domiciliares interligadas ao sistema, que se encontra inoperante, lançando o esgoto a céu aberto, com a estação elevatória desativada, e as lagoas tomadas por vegetação. Nos demais setores da área urbana e em todos os distritos e comunidades rurais o esgoto doméstico é conduzido para uma fossa rudimentar do tipo fossa negra, sendo depositados no solo (PMSB, 2017).

Memorial Cândido Rondon - Mimoso/Santo Antônio de Leverger-MT

bottom of page