top of page

BARÃO DE MELGAÇO

Com uma área de 11.374,872 km² o município de Barão de Melgaço está localizado no centro-sul mato-grossense, a 110km da capital Cuiabá, na divisa com o estado de Mato Grosso do Sul. Inserido no bioma pantanal, faz limite com os municípios Santo Antônio de Leverger, Itiquira, Nossa Senhora do Livramento, Poconé e Corumbá (esse último em MS).  

Dentre os corpos hídricos inseridos em seu território, destacam-se o Rio São Lourenço, o Rio Piquiri, Rio Mutum e o Rio Cuiabá. As principais atividades econômicas do município são o turismo, a pesca, a fruticultura, a agricultura e a pecuária.

O turismo em Barão de Melgaço é centrado no ecoturismo e está diretamente relacionado à riqueza de seus recursos hídricos. Passeios de barco pela Baía de Chacororé (rio Cuiabá) e pela Baía Siá Mariana (rio Mutum), observação de aves, safáris fotográficos e pesca esportiva nas paisagens exuberantes do Pantanal são as principais atrações.

 O sistema de abastecimento de água de Barão de Melgaço é composto por captação superficial de água bruta que aduz água do Rio Cuiabá até a Estação de Tratamento (ETA). O município ainda utiliza para a complementação do sistema de abastecimento oito poços tubulares profundos para a captação de água em manancial subterrâneo. O prestador dos serviços de abastecimento é a Gerência de Água e Esgoto (GAE) do município.  (PMSB, 2017).

Com 7.253 habitantes (Censo 2022), 45,04% da população total de Barão de Melgaço tem acesso aos serviços de abastecimento de água, sendo que 37,13% da população recebe água potável por Rede Geral de Distribuição, 39,09% tem acesso a poço profundo ou artesiano, e 131 habitantes não possuem água encanada em seus domicílios e precisam se abastecer com uso de baldes ou outros recursos.

Em relação ao esgotamento sanitário, apenas 12,99% da população afasta seus esgotos por meio de Rede geral, rede pluvial ou fossa ligada à rede; 6,37% utilizam fossa séptica ou fossa filtro não ligada à rede; e 76,56% descartam seus esgotos em fossa rudimentar ou buraco (IBGE, Censo 2022).

Conforme dados do Plano Saneamento Básico do município (2017), verificou-se a inexistência de estação de tratamento de esgoto e controle do sistema no município. Todo o esgoto coletado via Rede geral é lançado in natura em valas a céu aberto e em galerias pluviais em vários pontos da cidade.

Baía de Chacororé - Barão de Melgaço/MT

bottom of page