
Poxoréu
Situado a aproximadamente 256km da capital do Estado, Cuiabá, o município de Poxoréu possui uma área de 6.915,298 km² e 23.283 habitantes (IBGE, Censo 2022), estando inserido no bioma Cerrado. Dentre os corpos hídricos inseridos em seu território, destacam-se o Rio Poxoréu, Rio Coité, Rio Areia, Rio Cristalino, o Rio Poxoreozinho, e os córregos Bororo, Aquidorobó, Pombas, São Pedro e São Paulo.
O surgimento do município está intimamente relacionado ao extrativismo mineral. Criado em 1938, Poxoréu teve, por muitas décadas, como principal atividade econômica a extração do diamante. Na atualidade a base econômica do município está assentada no setor primário da economia, tendo como principais atividades as lavouras temporárias de soja, milho e algodão e a pecuária de corte e leiteira. Destaca-se ainda, no município, as atividades da agricultura familiar.
Dentre os pontos de atração turística no município, destacam-se o Morro da Mesa, formação com mais de 600 metros de altura e cartão postal do município; cachoeira da pedra furada; Vale da Mundica, cânion com escarpas e vales recortado por um riacho; Sumidouro do Lambari, furna por onde penetra um córrego sem denominação; Córrego Bororo, que apresenta pequenas cachoeiras, corredeiras e poços de água propícios ao banho; e o Rio Cristalino, localizado dentro da Terra Indígena da Aldeia Dom Bosco, sendo permitida a visitação mediante agendamento.
Em Poxoréu (MT), 49,78% da população recebe água potável por Rede Geral de Distribuição, sob responsabilidade do Departamento de Água e Esgoto (DAE) do município. 35,46% tem acesso a água através de poços profundos ou artesianos, 1,48% utilizam poços rasos, freáticos ou cacimbas, e os demais habitantes outros meios de abastecimento.
Em Poxoréu há dois sistemas de esgotamento sanitário implantados atendendo alguns bairros da cidade, ambos sob a responsabilidade do DAE do município. O sistema de esgotamento dos bairros Lagoa I, Jardim Novo Horizonte, Cohab Xavante e Dom José Selva possui uma rede coletora que destina os efluentes para a ETE-Vila Operária, sendo o tratamento composto por sistema de lagoas. Entretanto, o sistema encontra-se abandonado e não há controle operacional das lagoas (PMSB, 2017).
A outra ETE trata os efluentes domésticos provindos dos bairros Centro, João Pessoa, Maria André e Centro Histórico. Apesar de não haver um controle da qualidade do efluente tratado, diariamente é preparada e aplicada a solução de cloro para a desinfecção do efluente tratado antes do lançamento no Rio Areia (PMSB, 2017).
Apenas 15,32% de domicílios em Poxoréu possui esgotamento sanitário adequado, ligado à Rede Geral. 10,82% do total de habitantes do município utiliza fossa séptica ou fossa filtro não ligada à rede, e mais de 68% descartam seus esgotos em fossas rudimentares, ou buracos, sem nenhum tipo de tratamento.

Rio Cristalino - Poxoréu-MT

Morro da Mesa - Poxoréu/MT