top of page

Pedra Preta

Com uma área de 3.841,672 km² e 18.066 habitantes (IBGE, Censo 2022), o município de Pedra Preta está inserido no bioma Cerrado. Localizado no sudeste mato-grossense, na microrregião de Rondonópolis, está a 242km da capital do Estado, Cuiabá. Os principais rios em Pedra Preta são o Rio Jurigue, com 17,67% de sua extensão dentro do município; Rio Juriguinho, com 11,29%; e Rio Prata, com 6,35% de sua extensão total dentro do município.

A área também é comtemplada com diversos mananciais superficiais, distribuídos por toda sua extensão. Sob influência da sede urbana, em um raio de 10 quilômetros, estão o rio Rio Jurigue, Córrego Sucurí, Córrego do Engano, Córrego Seco, Córrego Pedra Preta, Córrego São Domingos, Córrego Confusão, Córrego Grotão e o córrego Águas Claras, que passa por dentro da área urbana do município.

A base econômica do Município é formada por atividades do setor primário da economia, com destaque para a agricultura, com lavouras de soja, milho e algodão e a pecuária bovina de corte e leiteira, que produzem efeitos multiplicadores sobre as demais atividades do mercado local (PMSB, 2017).

São pontos de atração turística do município a Serra da Petrovina, com paisagens e cachoeiras ainda pouco exploradas; e o parque aquático de águas quentes, localizado na área rural equipado com infraestrutura apropriada ao atendimento ao turista nas áreas de lazer e alimentação.

O Sistema de abastecimento de água na sede do município de Pedra Preta é administrado pela concessionária Saneamento Básico de Pedra Preta. O modelo operacional adotado em Pedra Preta para o abastecimento de água à população é constituído de um único sistema que realiza captação subterrânea através de 08 poços tubulares profundos.

Não são utilizados mananciais superficiais para abastecimento público, visto que em seu perímetro, o município possui captações subterrâneas de alto potencial hídrico e ótimas características de potabilidade. 83,98% da população recebe água potável via Rede Geral de Distribuição, 10,76% através de poço profundo ou artesiano, e pouco mais de 1% utiliza poço raso, freático ou cacimba para ter acesso a água potável.

O responsável pela prestação de serviço de esgotamento sanitário no município é a empresa Saneamento Básico de Pedra Preta. A rede coletora de esgoto atende apenas 22,12% das residências, enquanto 14,96% da população faz uso de fossa séptica ou fossa filtro não ligada à rede, e 62,62% dos habitantes dispõe seus esgotos em fossas negras ou rudimentares (buracos), e até mesmo o escoamento a céu aberto (PMSB 2017).

Serra da Petrovina- Pedra Preta/MT

bottom of page