top of page
Buscar
Foto do escritorCBH São Lourenço

CBH São Lourenço se reúne para discutir ações para conservação dos Recursos Hídricos


Acontece nesta terça-feira (11), a reunião ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Lourenço. A reunião será no auditório da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis (ACIR) ás 14:00 horas.


Essa é a sexta reunião ordinária do biênio, onde serão discutidos diversos temas dentre eles o monitoramento dos indicadores da governança das águas, a apresentação será feita por membros do Observatório de Governança das Águas do Estado.


Outro tema será apresentação do projeto Conservação das Nascentes Urbanas de Rondonópolis no Alto Pantanal Mato-grossense. A aprovação do Plano Anual de Trabalho para o ano 2020 também será apresentado, discutido e aprovado.


Vale lembrar que o Observatório da Governança das Águas trata-se de um movimento multissetorial que está reunindo uma rede de 85 instituições do poder público, setor privado e organizações da sociedade civil e indivíduos que reconhecem a necessidade de monitorar o desempenho dos Sistemas Nacional e Estaduais de Gerenciamento de Recursos Hídricos, que consideram ser um grande motor para o fortalecimento da gestão das águas no Brasil.


Segundo a 2ª Secretária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Lourenço Maria Regina De David Carnevali, o Observatório tem como missão gerar, sistematizar e difundir informações das práticas de governança das águas pelos atores e instâncias do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH), por meio do acompanhamento de suas ações.


Os Comitês de Bacia Hidrográfica são organismos colegiados que fazem parte do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos e existem no Brasil desde 1994. A composição dos Comitês é democrática, pois objetiva que todos os setores da sociedade com interesse sobre a água na bacia tenham voz e poder de decisão sobre sua gestão.


Os membros dos Comitês podem ser usuários de água (empresa de energia, da indústria, do saneamento etc.), organizações da sociedade civil (ONGs, associações profissionais, pescadores, ribeirinhos, entre outros) e dos poderes públicos (federal, estadual e municipal); e dentre suas principais responsabilidades estão aprovar o Plano de Recursos Hídricos da Bacia, arbitrar conflitos pelo uso da água, estabelecer instrumentos de gestão das águas e sugerir valores da cobrança pelo uso da água.


14 visualizações0 comentário

Opmerkingen


bottom of page