CBH São Lourenço tem nova composição e foca na preservação dos recursos hídricos
- CBH São Lourenço
- 8 de jan.
- 3 min de leitura
O Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) do Rio São Lourenço está com sua composição reforçada para intensificar o trabalho de conscientização e preservação dos recursos hídricos. Um processo de seleção, por meio de edital, escolheu entidades interessadas em proteger e aumentar a qualidade dos leitos d’água. Foram selecionadas 26 representações sociais entre: governos municipais, estadual e federal, instituições, fundações, sociedades civil organização como sindicatos e usuários da água.
Cada entidade participa do CBH São Lourenço com um titular e um suplente. Os integrantes têm a responsabilidade de monitorar a situação dos cursos d’água da região, analisá-la, planejar e realizar ações que promovam o uso consciente dos recursos hídricos. Em reuniões periódicas, eles elaboram políticas para gestão das águas nas bacias, principalmente durante eventos críticos de escassez, inundações ou prejuízo na qualidade da água que possam colocar em risco os usos múltiplos da água, conforme assegurados em legislação.
O primeiro ato dos integrantes do CBH São Lourenço foi eleger a nova diretoria que coordenará os trabalhos realizados no próximo biênio. Foram eleitos como presidente, Milly Siqueira Cardinal de Almeida, que já ocupava o cargo; Cássia Claudino Soares Marques como vice-presidente; Higor Hoffmann para a função de 1º secretário; e o 2º secretário escolhido foi Vinicius Hipolito Lopes de Resende.
A presidente reeleita, Milly de Almeida, diz que há desafios impostos pela crescente demanda hídrica e pelas mudanças climáticas e, portanto, estabeleceu para o 5º biênio metas ambiciosas como “o aumento de projetos de revitalização nos municípios, acompanhar a elaboração do instrumento plano de bacia, cuja empresa para realizar esse trabalho já foi selecionada, e a sensibilização ambiental para redução dos índices de poluição nos principais cursos d'água contribuintes para Bacia Hidrográfica do São Lourenço”.
Representando o município de Juscimeira, a vice-presidente, Cássia Marques, é uma das mais experientes participantes do CBH São Lourenço. Ela garante que se empenhará em “levar informação útil e aplicável a todos que precisam cuidar dos leitos d’água, especialmente na área rural dos 12 municípios que compõem a bacia do São Lourenço”.
Higor Hoffmann conta que assumir a função de 1º Secretário do CBH São Lourenço é uma grande responsabilidade e também uma oportunidade de contribuir para o cuidado com um dos nossos bens mais preciosos: a água. “Acredito que meu papel será o de fortalecer o diálogo e a cooperação entre todos os envolvidos, desde os moradores até os gestores públicos para garantir que a gestão dos recursos hídricos atenda às necessidades da nossa região” afirma Hoffmann.
O 2º secretário eleito, Vinicius Hipolito, explica que dará visibilidade e às comunidades inseridas na área geográfica do Rio São Loureço. “Todos os processos de outorga e liberação de uso dos recursos hídricos devem passar pela autorização do CBH. Também irei buscar parcerias público-privadas para fortalecer o ecossistema que tem como base os leitos d´água”, fala Hipolito.
A nova diretoria e os integrantes do CBH São Lourenço convidam a todos a se engajarem ativamente na preservação dos cursos d’água, compartilhando suas ideias e experiências para construir um futuro mais sustentável para a Bacia Hidrográfica do São Lourenço. E para que se possa, com a participação dos mais diversos setores sociais e governamentais, garantir a disponibilidade e qualidade da água para as presentes e futuras gerações.
Balanço do 4º biênio
Os dois últimos anos foram marcados por conquistas significativas para a Bacia Hidrográfica do São Lourenço. A revitalização do Córrego Águas Claras, em Juscimeira, resultou na recuperação de 15,70 hectares de áreas de Preservação Permanente. O programa Água em Foco, em parceria com as escolas estaduais de Rondonópolis, envolveu mais de 400 alunos em atividades de educação ambiental, promovendo a conscientização sobre a importância da água para a vida. Além disso, o lançamento do podcast Águas do São Lourenço ampliou nosso alcance e nos permitiu conectar com um público ainda maior. Para assisti-lo basta acessar: youtube.com/cbhsaolourenco.

Comments