O Comitê de Bacia Hidrográfica do São Lourenço convida população da região para reunião virtual seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e dando continuidade às suas ações. Com a primeiro encontro online marcado para a próxima terça-feira (12), às 14h, o CBH inaugura uma nova forma de seguir com o cronograma de atividades mesmo a distância. Entre as pautas estão o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, o projeto de revitalização e urbanização do córrego Águas Claras e outros assuntos.
Sendo um espaço de debates e discussões sobre a utilização consciente dos recursos hídricos, a reunião é aberta ao público e pode ser acessada através da plataforma Google Meet, no dia e horário marcado. Para ler a íntegra da Carta Convocatória e ficar por dentro de todos os detalhes da reunião basta clicar aqui. Já para acessar a sala virtual, onde o encontro vai acontecer, clique aqui.
Um dos destaques do encontro virtual fica com o projeto de revitalização e urbanização do córrego Águas Claras, situado em Juscimeira (160 km de Cuiabá). A ações vem sendo desenvolvida desde 2018, como conta a secretária executiva do Comitê, Maria Regina de David Carnevalli.
“Esse é um projeto que temos desde 2018, quando fizemos um seminário no município sobre a revitalização e urbanização do córrego. Por ser um córrego que nasce bem próximo da zona urbana e vai até o rio Areia, estamos desenvolvendo um trabalho de recuperação de toda essa área”.
O seminário realizado em meados de setembro de 2019, serviu como disparador para o início das ações de revitalização do córrego. Com apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e da Prefeitura de Juscimeira o CBH promoveu o 1º Seminário da Bacia do São Lourenço no município, propondo uma perspectiva de integração entre economia, cultura, conjunto social e meio ambiente.
Outro ponto importante que será debatido durante a reunião se concentra na denúncia recebida pelo CBH, onde deve ser investigado um possível depósito de plástico, localizado às margens do rio Tenente Amaral.
A denúncia partiu de Jaciara (143 km de Cuiabá), município que também compõe a área de atuação do Comitê, e foi recebida com preocupação. “Recebemos a denúncia e rapidamente protocolamos na Sema aqui de Rondonópolis. No momento estamos aguardando o relatório final dos analistas que foram até o local apontado na denúncia”, concluiu Maria Regina.
Os interessados em participar necessitam apenas de um dispositivo com acesso à internet (computador, celular, tablet), e se possível fones de ouvido e webcam. Lembrando que estes itens adicionais são apenas para tornar a experiência virtual ainda mais proveitosa.
CBH São Lourenço
Criado como uma ferramenta para garantir a conservação dos recursos hídricos, ordenar seu uso e promover o desenvolvimento socioeconômico unido a qualidade ambiental, o CBH possui um espaço livre para participação de iniciativas privadas, públicas e de representação da população.
Tido como o ‘parlamento das águas’, o Comitê possui funções deliberativas, normativas e consultivas. É importante reforçar que dentro desta organização, todos os membros possuem as mesmas responsabilidades, sendo um espaço democrático para discussão e decisões no âmbito da bacia hidrográfica do São Lourenço.
Atualmente o CBH atua nos municípios de Alto Garças, Pedra Preta, São José do Povo, Itiquira, Rondonópolis, Barão do Melgaço, Santo Antônio de Leverger, Juscimeira, São Pedro da Cipa, Jaciara, Dom Aquino, Poxoréu Guiratinga e Campo Verde.
Serviço
Reunião Virtual CBH Afluentes da Margem Esquerda do Baixo Teles Pires Data: 30/04 (quinta-feira)
Horário: 09h
Acesso a reunião: https://meet.google.com/xuc-chnb-znz
Comments