top of page
Buscar

CBH São Lourenço está com edital aberto para novos integrantes

Os moradores do sudeste de Mato Grosso têm sentido na pele as consequências de uma das maiores crises hídricas da história. Os animais têm passado sede com a diminuição drástica do volume dos cursos d'água. E a vegetação tem resistido à espera da próxima chuva. Nunca foi tão urgente proteger os recursos hídricos. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Lourenço é um defensor da riqueza hídrica e está com edital aberto para inscrições de entidades e representações sociais.


O CBH São Lourenço é um órgão colegiado e consultivo, isso quer dizer que seus integrantes têm o objetivo de promover a gestão democrática e participativa dos recursos hídricos. Por isso, é dito, comumente, que ele é o parlamento das águas, já que seus membros podem monitorar, opinar e, assim, participar diretamente na gestão da água. E, por meio desse comprometimento socioambiental, pode garantir o uso da água mais justo, eficiente e sustentável. “Implementando um processo participativo, o CBH promove a integração dos diversos usuários da água como produtores rurais, indústrias, administrações municipais e sociedade civil como um todo. Busca também conciliar os diversos interesses e garantir a sustentabilidade dos recursos hídricos”, explica a presidente do comitê, Milly Siqueira Cardinal de Almeida. O CBH São Lourenço existe desde novembro de 2012.


Podem fazer parte do CBH São Lourenço ONGs, Associações, órgãos ambientais, empresas e também governos, ou seja, todos podem ter um lugar de destaque na preservação dos recursos hídricos, basta identificar o segmento social que representará no comitê. Mariana da Silva Nogueira, integra o comitê como membra titular da OAB subseção Rondonópolis-MT. Para ela, participar do comitê significa construir “um aprendizado constante sobre a importância da gestão integrada dos recursos hídricos, bem como sobre os desafios enfrentados em nossa bacia. É gratificante ver o impacto positivo das nossas decisões e ações na preservação dos nossos rios e na promoção de práticas sustentáveis”, conta. Ela e os outros integrantes do CBH São Lourenço têm trabalhado pela democratização da água, e, dessa forma, manter os ecossistemas saudáveis, os cursos d'água protegidos e que o maior número de pessoas possível tenha acesso à água com qualidade.


Como se inscrever:

Quem quiser somar-se a essa missão socioambiental, basta acessar o edital publicado no diário oficial de Mato Grosso disponível no site www.iomat.mt.gov.br. Os documentos devem ser enviados para o e-mail cbhsaolourenco@sema.mt.gov.br ou entregá-los, presencialmente, na diretoria de unidade desconcentrada da Secretaria Estadual de Meio Ambiente que está localizada na Alameda dos Lírios, nº. 81, Colina Verde, em Rondonópolis. As inscrições vão até dia 21 de outubro de 2024.



14 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page